Leia este artigo em:

Análise de imagem assistida por computador como ferramenta para classificar o marmoreado

Este estudo apresenta um sistema automatizado de classificação do marmoreado de fatias de presunto curado que permite a caracterização e classificação do produto.

4ª feira 13 Julho 2016 (há 2 anos 4 meses 27 dias)

O marmoreado no presunto curado fatiado afecta a aceitabilidade do consumidor e a qualidade sensorial do produto. Este estudo apresenta um sistema automatizado de classificação do marmoreado de fatias de presunto curado que permite a caracterização e classificação do produto.

Em primeiro lugar, um painel de peritos desenvolveu uma escala de avaliação sensorial do marmoreado. Estes peritos não só tiveram em conta a quantidade de gordura observada, mas também a sua distribuição. A partir desta escala foi desenhado um sistema automático de classificação de presunto curado baseado na segmentação da gordura intramuscular. O painel de peritos classificou 643 regiões de interesse (RI) na fatia através da escala de avaliação de marmoreado e depois segmentou-as através do sistema informático. A partir das RI segmentadas, foram extraídas 48 características (geométricas e de textura). Usando todos os dados foram construídos várias classificadores utilizando duas técnicas de aprendizagem automáticas, ou seja, máquinas de vectores de suporte (MVS) e redes neuronais (RN). Foram avaliados os diferentes algoritmos de selecção de características para seleccionar o sub-conjunto óptimo de características.

Os resultados mostram que com um número reduzido de características, 89% das amostras podem ser classificadas correctamente. Foi obtido um melhor rendimento para os algoritmos MVS que para RN.

Israel Muñoz, Marc Rubio-Celorio, Núria Garcia-Gil, Maria Dolors Guàrdia, Elena Fulladosa. Computer image analysis as a tool for classifying marbling: A case study in dry-cured ham. Journal of Food Engineering, Volume 166, December 2015, Pages 148–155.
doi:10.1016/j.jfoodeng.2015.06.004

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags