Leia este artigo em:

Avaliação de diferentes estratégias de jejum antes do abate em porcos

Com base nos resultados deste estudo, o jejum prévio ao abate afecta o comportamento e a qualidade da carne em porcos ao abate.

4ª feira 23 Agosto 2017 (há 1 meses 26 dias)

A retirada das rações e jejum forçado é uma prática recomendada para a preparação dos porcos na exploração antes do transporte e do abate, com o objectivo de prevenir perdas de animais ou tonturas durante o transporte, reduzir o risco de contaminação da carcaça durante a evisceração e melhorar a qualidade da carne. Um jejum entre 16 a 24 h parece ser um compromisso aceitável para obter um rendimento óptimo da carcaça, qualidade de carne e segurança alimentar.

Este estudo tem como objectivo avaliar os efeitos de diferentes tempos de início do jejum sobre o comportamento durante a carga e a qualidade da carne (pH, cor e perda por gotejamento) de porcos comerciais. Um total de 700 porcos foram distribuídos em 2 grupos. Um grupo (FARM) foi posto em jejum durante 18 h na exploração antes do transporte e durante 6 h antes do abate (incluídas 2 h de transporte e 4 h de estabulação) enquanto que para o outro grupo (PLANT), o tempo de jejum começou à saída da exploração (2 h de transporte e 22 h de estabulação). O tempo total de jejum foi de 24 h antes do abate para ambos os grupos.

Os tratamentos de jejum não tiveram influência nos parâmetros sanguíneos. Os porcos do grupo PLANT mostraram brigas mais duradouras que os porcos do grupo FARM durante a estabulação e apresentaram lombos mais escuros e secos.

Com base nos resultados deste estudo, a opção de aplicar a maior parte do tempo de jejum no matadouro em vez de na exploração pode não ser apropriada já que impede que os porcos descansem antes do abate e aumenta o risco de produção de carne de porco tipo “DFD” devido ao aumento da actividade (brigas) nos grupos mistos de porcos que têm que ser mantidos em espera durante muito tempo.

Dalla Costa, F. A., Devillers, N., da Costa, M. P., & Faucitano, L. (2016). Effects of applying preslaughter feed withdrawal at the abattoir on behaviour, blood parameters and meat quality in pigs. Meat science, 119, 89-94. http://dx.doi.org/10.1016/j.meatsci.2016.03.033

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags