Leia este artigo em:

Avaliação do uso de biofilmes de Lactobacillus de origem na carne

Este estudo estudou a capacidade do Lactobacillus de origem na carne com efeito anti-Listeria para formar biofilmes sob diferentes condições in vitro e em superfícies abióticas.

4ª feira 23 Novembro 2016 (há 1 anos 7 meses 23 dias)

Este estudo estudou a capacidade do Lactobacillus de origem na carne com efeito anti-Listeria para formar biofilmes sob diferentes condições in vitro e em superfícies abióticas.

Foi determinada a formação de biopelículas por aderência a placas de microtitulação de poliestireno, sendo esta maior para Lactobacillus curvatus CRL1532 e CRL705 e Lactobacillus sakei CRL1862. As propriedades físico-químicas da superfície da célula eram relativamente hidrófilas e de carácter ácido, sendo L. sakei CRL1862 a que exibiu uma auto-agregação maior. A aderência dos lactobacilos aos suportes de aço inoxidável (SS) e de politetrafluoroetileno (PTFE) a 10°C foi máxima para L. sakei CRL1862 em SS após 6 dias.

Quando a arquitectura das biopelículas foi caraterizada através da utilização de epifluorescência e microscópio electrónico de varrimento (SEM), foi observado que a L. sakei CRL1862 cobria homogeneamente a superfície de SS, enquanto que em PTFE haviam grupos de células, a matriz de substância polimérica extracelular foi adaptada à topografia e as características hidrófilas/hidrófobas de cada material.

A viabilidade de L. sakei CRL1862 para formar biofilmes nos materiais utilizados no processamento de carne destaca o seu potencial como estratégia de controlo para as biopelículas de Listeria monocytogenes.

Pérez Ibarreche, M.; Castellano, P.; Vignolo, G. 2014. Evaluation of anti-Listeria meat borne Lactobacillus for biofilm formation on selected abiotic surfaces. Meat Science, 96 (1): 295–303.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags