Leia este artigo em:

Bactérias ácido lácticas probióticas para antagonizar adesão de Listeria monocytogenes

Neste trabalho foi estudada a capacidade de cinco bactérias ácido lácticas (LAB) para contrabalançar a adesão da Listeria monocytogenes à linha celular epitelial intestinal HT29.

4ª feira 10 Maio 2017 (há 11 meses 16 dias)

Neste trabalho foi estudada a capacidade de cinco bactérias ácido lácticas (LAB) para contrabalançar a adesão da Listeria monocytogenes à linha celular epitelial intestinal HT29.

A estirpe intestinal Lactobacillus rhamnosus CTC1679 conseguiu a maior capacidade de adesão a HT29, seguida pelas estirpes derivadas da carne Lactobacillus sakei CTC494 e Enterococcus faecium CTC8005. Surpreendentemente, as estirpes derivadas da carne mostraram significativamente melhor adesão a HT29 que os outros dois isolados fecais de Lactobacillus casei e inclusive maior adesão que a estirpe de referência L. rhamnosus GG. Além disso, o cultivo iniciador L. sakei CTC494 produtor de bacteriocina anti-Listeria foi capaz de reduzir significativamente a aderência de L. monocytogenes a HT29 em experiências de exclusão, competição e inibição. O rendimento foi melhor que o do isolado L. rhamnosus CTC1679.

Os resultados reforçam que a capacidade de LAB para interagir com um modelo de epitélio, assim como para antagonizar os agentes patogénicos transmitidos pelos alimentos, é uma característica específica da estirpe. Além disso, sublinha-se que esta característica não depende da origem da bactéria, já que alguns LAB derivados de alimentos se comportam melhor que os intestinais. Portanto, a procura de novas estirpes em nichos alimentares é um método adequado para as encontrar com benefícios potenciais para a saúde. É provável que estas estirpes estejam pré-adaptadas ao meio ambiente alimentar, o que tornaria mais viável a sua inclusão na formulação de alimentos probióticos.

M. Garriga, R. Rubio, T. Aymerich, P. Ruas-Madiedo. Potentially probiotic and bioprotective lactic acid bacteria starter cultures antagonise the Listeria monocytogenes adhesion to HT29 colonocyte-like cells. Beneficial Microbes: 6 (3) - Pages: 337 - 343.
DOI:http://dx.doi.org/10.3920/BM2014.0056

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags