Leia este artigo em:

Efeito das características dos testículos em machos inteiros e imunocastrados sobre odor sexual

O actual estudo abordou os níveis dos compostos responsáveis pelo odor sexual em machos inteiros (EM) e imunocastrados (IM) durante o seu crescimento.

4ª feira 15 Março 2017 (há 1 anos 1 meses 11 dias)

O actual estudo abordou os níveis dos compostos responsáveis pelo odor sexual em machos inteiros (EM) e imunocastrados (IM) durante o seu crescimento, a evolução do volume e a densidade dos testículos e a relação entre as características físicas dos testículos e os compostos responsáveis pelo odor sexual.

Para isso, 24 porcos EM e 20 IM foram sujeitos a tomografia computarizada (TC) em vários pesos corporais. Depois de cada TC era abatida uma sub-amostra dos porcos e recolhida gordura sub-cutânea para determinar a concentração de androstenona e escatol. A outra sub-amostra (n=4/sexo) foi feita TC 13 dias depois da segnda vacinação.

A densidade dos testículos altera-se com o crescimento, sendo diferente em EM e IM, mas não é um marcador fiável do nível de compostos responsáveis pelo odor sexual. Por outro lado, o rácio volume testicular/corporal é o melhor indicador da androstenona e pode ser uma boa ferramenta nos matadouros para detectar porcos imunocastrados com níveis altos de odor sexual.

Maria Font-i-Furnols, Anna Carabús, Israel Muñoz, Marjeta Čandek-Potokar, Marina Gispert. Evolution of testes characteristics in entire and immunocastrated male pigs from 30 to 120 kg live weight as assessed by computed tomography with perspective on boar taint. Meat Science, Volume 116, June 2016, Pages 8–15.
doi:10.1016/j.meatsci.2016.01.008

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags