Leia este artigo em:

Comparação das equações ZP nacionais para classificar SEUROP

A classificação das carcaças é necessária para a transparência do mercado e a regulação na UE. O método ZP é amplamente usado na classificação SEUROP de carcaças de porco.

4ª feira 7 Dezembro 2016 (há 1 anos 5 meses 15 dias)

A classificação das carcaças é necessária para a transparência do mercado e a regulação na UE. O método ZP é amplamente usado na classificação SEUROP de carcaças de porco. 

Os objectivos deste trabalho foram:(1) comparar a classificação de carcaças de porco usando diferentes equações ZP ("Zwei-Punkt-Messverfahren") aprovadas na UE, aplicadas sobre a mesma base de dados e discutir a origem das diferenças entre os Estados Membros; (2) avaliar o efeito de uma equação ZP comum possível a partir da combinação dos dados e analisar o modo como actuam os diferentes sub-conjuntos; (3) discutir as consequências das diferentes equações nacionais dentro da UE com vista à harmonização da classificação das carcaças de porco.

Foi utilizada uma base de dados de 951 carcaças procedentes da Bélgica, França, Alemanha, Eslovénia e Espanha. Posteriormente foram aplicadas 12 equações ZP aprovadas na Europa e foram comparados os resultados.

As diferenças observadas podem ser devidas não só às diferenças genéticas e de sexo, mas também às diferenças nas medições ZP e aos testes de disecção realizados para obter as equações nacionais. Diferenças importantes entre algumas equações (até quase 5% de carne magra) indicam uma baixa harmonização entre elas e a necessidade de as melhorar.

Maria Font-i-Furnols, Marjeta Čandek-Potokar, Gerard Daumas, Marina Gispert, Michael Judas, Marc Seynaeve. Comparison of national ZP equations for lean meat percentage assessment in SEUROP pig classification. Meat Science, Volume 113, March 2016, Pages 1–8.
doi:10.1016/j.meatsci.2015.11.004

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags