Leia este artigo em:

Avaliar a composição das carcaças de diferentes populações de porcos

No presente estudo foi examinada a precisão da absorciometria de raios X de dupla energia (DXA) para avaliar a composição das carcaças de porcos com características diversas.

4ª feira 21 Junho 2017 (há 7 meses 28 dias)

No presente estudo foi examinada a precisão da absorciometria de raios X de dupla energia (DXA) para avaliar a composição das carcaças de porcos com características diversas.

Foram utilizados um total de 648 porcos de três raças, dos sexos, dos pesos de abate e três dietas diferentes. As estimativas de DXA foram utilizadas para prever o rendimento da dissecção/química do tecido magro e a gordura das meias carcaças e cortes primários. A exactidão das previsões foi avaliada com base no coeficiente de determinação (R2) e o desvio standart residual (RSD). As relações lineares de gordura e tecido magro disseccionados para todos os cortes primários e meias carcaças foram altas (R2>0,94, P<0,01), com baixa RSD (<1,9%). As relações entre a DXA e o rendimento químico do tecido magro e a gordura de bacons de porco também foram altas (R2>0,94, P<0,01), com RSD<2,9%. Estas relações lineares mantiveram-se altas nas diferentes populações de porcos, excepto para a raça, onde o coeficiente de determinação diminuyiu quando ascarcaças foram classificadas segundo esta variável.

O.P. Soladoye, Ó. López Campos, J.L. Aalhus, C. Gariépy, P. Shand, M. Juárez. Accuracy of dual energy X-ray absorptiometry (DXA) in assessing carcass composition from different pig populations. Meat Science, Volume 121, November 2016, Pages 310-316.
http://dx.doi.org/10.1016/j.meatsci.2016.06.031

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags