Leia este artigo em:

Cultivo in vitro de músculo esquelético suíno a partir de células mãe pluripotenciais

O método descrito fornece um sistema versátil para gerar músculo esquéletico com aplicações que vão desde a biologia regenerativa até ao cultivo ex vivo de carne.

4ª feira 27 Setembro 2017 (há 2 meses 21 dias)

Além da sua importância na pecuária, o porco é um reconhecido modelo para a investigação biomédica. Neste trabalho descreve-se um método para gerar músculo esquelético suíno in vitro de forma eficiente a partir de células mãe pluripotenciais induzidas (piPSC), fornecendo assim um sistema versátil para aplicações que vão desde a biologia regenerativa até ao cultivo ex vivo de carne.

O inibidor da GSK3B, CHIR99021, foi usado para suprimir a apoptoses, activar vias de senalização WNT e conduzir à diferenciação das piPSC não expostas no mesodermo, e, em combinação com o inibidor de metilação de ADN 5-aza-citidina, activar um programa de transcripção precoce de músculo esquelético. A diferenciação terminal induziu-se mediante a activação de MYOD1 expresso ectopicamente. Os miotubos, caracterizados pelo desenvolvimento de miofibrilhas e ciclos de acoplamento excitação-contracção tanto espontáneos como estimulados, apareceram em 11 dias. A expressão constante de NCAM1 e a cadeia pesada de miosina confirmou uma eficiente diferenciação específica da linha celular.

Estes resultados proporcionam uma estratégia para gerar músculo esquelético potencialmente aplicável a outras linhas celulares pluripotenciais e, também, para gerar outros tipos de músculo.

Nicholas J. Genovese, Timothy L. Domeier, Bhanu Prakash V. L. Telugu, R. Michael Roberts. Enhanced Development of Skeletal Myotubes from Porcine Induced Pluripotent Stem Cells. Scientific Reports 7, 41833 (2017).
doi:10.1038/srep41833

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags