Leia este artigo em:

Distribuição de água e interacçõess proteína-água em presuntos curados tratados com altas pressões

Os tratamentos a alta pressão influenciam as interacções proteína-água, induzindo alterações sensoriais no presunto curado, tais como um aumento na dureza e palidez.

4ª feira 30 Novembro 2016 (há 1 anos 7 meses 23 dias)

Os tratamentos a alta pressão (HPP, nas siglas em inglês) influenciam as interacções proteína-água, induzindo alterações sensoriais no presunto curado, tais como um aumento na dureza e palidez.

Neste trabalho estudou-se o efeito de três níveis de pressão (200, 400 e 600 MPa aplicados durante 5 min) na distribuição da água e na disposição das proteínas em presuntos curados com diferentes pHs do músculo semi-membranoso 24 h após o abate (pH24SM), mediante o uso de relaxometria por ressonância magnética nuclear (NMR), reflectometria de domínio temporal (TDR) e imagens multiespectrais (MI).

O HPP induziu uma redistribuição da água e uma nova disposição das proteínas, sobretudo nos tratamentos entre 200 e 400 MPa. O pH dos presuntos curados afectou a distribuição da água intrínseca, ainda que se tenha conseguido o mesmo efecto ao submetê-los a HPP.

Marc Rubio-Celorio, Elena Fulladosa, Núria Garcia-Gil, Hanne Christine Bertram. Multiple spectroscopic approach to elucidate water distribution and water–protein interactions in dry-cured ham after high pressure processing. Journal of Food Engineering, Volume 169, January 2016, Pages 291-297.
doi:10.1016/j.jfoodeng.2015.09.008

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags