Leia este artigo em:

Fixação e formação de biofilmes nas unidades de processamento de carne

A fixação de resíduos e bactérias patogénicas nas superfícies em contacto com alimentos e a subsequente formação de biopelículas representam um sério desafio para a indústria da carne.

4ª feira 19 Outubro 2016 (há 1 anos 7 meses 30 dias)

A fixação de resíduos e bactérias patogénicas nas superfícies em contacto com alimentos e a subsequente formação de biopelículas representam um sério desafio para a indústria da carne, já que podem conduzir a uma contaminação cruzada dos produtos que provoca uma diminuição da sua vida útil e o risco de transmissão de doenças.

Nos ambientes de trabalho onde se processa a carne, os microorganismos, às vezes, associam-se às superfícies em complexas comunidades de diversas espécies, não obstante tem-se demonstrado que as interacções bacterianas têm um papel chave na fixação das células e no desprendimento de biofilmes, bem como na resistência dos membros da comunidade do biofilme contra tratamentos antimicrobianos. A desinfecção das superfícies em contacto com alimentos destes ambientes de trabalho é uma tarefa difícil e que se vê agravada pela grande resistência aos antimicrobianos por parte das bactérias associadas ao biofilme.

Nos últimos anos, vários novos métodos alternativos, tais como óleos essenciais e bacteriófagos, foram usados com êxito como meio alternativo para a desinfecção de superfícies em contacto com alimentos contaminados com bactérias.

Giaouris, E.; Heir, E.; Hébraud M.; Chorianopoulos, N.; Langsrud, ST.; Habimana, O.; Desvaux, M.; Renier, S.; Nychas, G-J. 2014. Attachment and biofilm formation by foodborne bacteria in meat processing environments: Causes, implications, role of bacterial interactions and control by alternative novel methods. Meat Science, 97 (3): 298–309.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags