Leia este artigo em:

Monitorizção móvel e não invasiva para detectar contaminações bacterianas na superficie da carne

A intensidade da fluorescência das porfirinas permite detectar o crescimento de diversas bactérias na superfície da carne.

4ª feira 4 Janeiro 2017 (há 1 anos 7 meses 18 dias)

Foi desenvolvido e analisado um sistema móvel não destructivo para monitorizar a qualidade da carne para possível aplicação em toda a cadeia de produção da carne fresca.

Foi armazenada carne de borrego e de porco a 5ºC durante um máximo de 20 dias post mortem e analisada com um espectrómetro de fluorescência. Também foi avaliada a influência bacteriana nos sinais de fluorescência através de diferentes procedimentos experimentais. Foi possível correlacionar a fluorescência de NADH e de várias porfirinas com o crescimento de diversas bactérias e, portanto, utilizar-se para monitorizar a contaminação. O aumento de fluorescência das porfirinas começou após 9 dias post mortem na carne de porco e após 2 dias na de borrego.

Com base nestes resultados, foi construído um sistema móvel de fluorescência e comparado com o de laboratório. A função corrigida para os cortes de carne mostrou um erro quadrático médio de 1156,97 r.u. e uma percentagem de erro médio absoluto de 12,59%, no caso do borrego os valores foram de 470,81 r.u. e 15,55%, respectivamente. Um sistema de medição móvel e não invasivo melhoraria a segurança microbiana da carne fresca.

J. Durek, A. Fröhling, J. Bolling, R. Thomasius, P. Durek, O.K. Schlüter. Non-destructive mobile monitoring of microbial contaminations on meat surfaces using porphyrin fluorescence intensities. Meat Science, Volume 115, May 2016, Pages 1–8.
doi:10.1016/j.meatsci.2015.12.022

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags