Leia este artigo em:

Para porcos em crescimento: alimentação multifase, três fases ou dieta única?

A alimentação em três fases dá carcaças mais magras em comparação com dieta única ou alimentação de múltiplas fases.

4ª feira 31 Maio 2017 (há 1 anos 6 meses 10 dias)

A aclimatação por fases é a prática mais comum na engorda, ou seja, utilizar 3 a 4 dietas durante o periodo de crescimento-acabamento.

O sistema multifase (blend-feeding), onde se misturam proporções variáveis de rações determinadas permitindo que a dieta possa ser ajustada semanalmente ou o uso da mesma dieta durante todo o periodo, são alternativas possíveis à alimentação por fases.

Com o sistema multifase ou com uma única dieta está demostrado que se reduz a ingestão de energia digestível por kg de peso vivo (PV) ganho e assim os custos de alimentação reduzem aproximadamente 3,5% em comparação com o regime de alimentação a 3 fases. E isto sem nenhum impacto sobre o crescimento global ou qualidade da carne.

O objectivo da presente experiência foi comparar ditas estratégias de alimentação e os seus efeitos sobre os rendimentos produtivos e a qualidade da carcaça. Para isso foram utilizadas 147 fêmeas (Large White x Landrace × Duroc) com um peso vivo de 30,1 kg ± 1,4 que foram distribuídas em 3 tratamentos e sete currais por tratamento com base num desenho em blocos completamente aleatorizado. Os tratamentos experimentais consistiram em: (1) alimentação por fases, as dietas mudaram quando o PV do curral passava a 30, 50 ou 80 kg, (2) “multifase ou mistura”, mudando semanalmente para satisfazer necessidades em função do PV médio do curral e (3) única dieta, formulada para satisfazer as necessidades dos porcos aos 60 kg PV.

Não foram observadas diferenças sobre o crescimento para qualquer periodo de tempo entre as estratégias de alimentação estudadas. Os porcos alimentados com a dieta única e o “multifase ou mistura” (2) mostraram menor rendimento da carcaça e carcaças mais gordas que os porcos alimentados por fases (1). A gordura intramuscular foi superior nos porcos alimentados com “multifase ou mistura" que os alimentados com a dieta única (3) ou por fases (1).

As dietas “única” ou “multifase ou mistura” podem ser apropriadas em certas circunstâncias, por exemplo, para os produtores mais pequenos. No entanto, o aumento da deposição gorda em comparação com a estratégia de alimentação por fases deveria ser considerada se os produtores forem pagos com base no rendimento da carcaça.

Moore, K. L., Mullan, B. P., & Kim, J. C. (2016). An evaluation of the alternative feeding strategies, blend feeding, three-phase feeding or a single diet, in pigs from 30 to 100kg liveweight. Animal Feed Science and Technology, 216, 273-280. doi:10.1016/j.anifeedsci.2016.04.001

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags