Leia este artigo em:

Tendências mundiais em novas tecnologias de processamento de alimentos

Este estudo analisa as novas tecnologias e as suas aplicações no mundo nos próximos 10 anos.

4ª feira 3 Agosto 2016 (há 1 anos 6 meses 15 dias)

Este estudo analisa as novas tecnologias e as suas aplicações no mundo.

Foram desenhados de forma independente dois questionários que foram conduzidos por um grupo norte-americano (Questionário 1) e um grupo europeu (Questionário 2). Os inquiridos eram profissionais da alimentação que trabalhavam na indústria, em meio académico e na administração. As perguntas trataram de identificar as novas tecnologias (actuais ou com potencial de comercialização em 5-10 anos), os factores de comercialização e as normativas e limitações associadas.

No questionário 1, as principais tecnologias de aplicação actual ou nos próximos 5-10 anos foram os tratamentos com altas pressões (HPP) com 80%, as microondas com 88% e a luz ultravioleta (UV) com 84%. No questionário 2, a tecnologia de campos eléctricos pulsantes (PEF) foi a terceira, no lugar dos UV. Os principais factores foram a obtenção de produtos com maior qualidade (94%), a segurança alimentar (92%) e a vida útil (91%).

Em conclusão, o HPP e as microondas foram identificadas como as principais tecnologias actuais e dos próximos 10 anos. Existiram diferenças geográficas, já que na América do Norte o UV e a radiação têm uma maior importância e, por outro lado, na Europa é o PEF. Daqui a 10 anos, prevê-se que as tecnologias de plasma frio e PEF sejam mais importantes na Europa enquanto que o HPP, as microondas e o UV manterão a sua importância na América do Norte.

Colette Jermann, Tatiana Koutchma, Edyta Margas, Craig Leadley, Valquiria Ros-Polski. Mapping trends in novel and emerging food processing technologies around the world. Innovative Food Science & Emerging Technologies, Volume 31, October 2015, Pages 14–27.
doi:10.1016/j.ifset.2015.06.007

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags