Leia este artigo em:

Umami e componentes relacionados na carne de porco refrigerada para o mercado japonês

Demonstra-se que a carne de porco canadiana refrigerada tem a concentração de umami equivalente à da carne de porco fresca japonesa.

4ª feira 10 Janeiro 2018 (há 1 meses 12 dias)

O objectivo deste estudo foi avaliar os componentes relacionados com o umami e a sua evolução na carne de porco canadiana destinada ao mercado japonês.

Foram seleccionados subjectivamente lombos de porco de qualidade para exportar para o Japão na linha de abate por infiltração de gordura, cor e dureza; os restantes lombos foram para o mercado interno canadiano. Às 48 horas postmortem, as amostras foram para conservação durante 5 dias a 4°C (carne fresca) ou 13, 28, 43 ou 58 dias a - 1,7°C (carne refrigerada). A qualidade das carnes apenas diferiu no pH (<0,1 unidade de pH). Geralmente, as concentrações de aminoácidos livres aumentaram e as concentrações de nucleótidos diminuíram nos períodos de conservação mais longos. Observou-se uma concentração de umami equivalente (EUC) mais alta na carne conservada 5 dias a 4°C e 43 dias a -1,7°C, que corresponde à duração estimada do transporte para as exportações canadianas de carne refrigerada para o Japão.

A falta de diferenças na EUC entre a carne de porco destinada à exportação e ao mercado interno e entre a carne fresca e refrigerada durante 43 dias demonstra que a carne de porco refrigerada canadiana tem a EUC da carne de porco fresca (5 dias) japonesa.

T.M. Ngapo, L. Vachon. Umami and related components in “chilled” pork for the Japanese market. Meat Science, Volume 121, November 2016, Pages 365–374.
http://doi.org/10.1016/j.meatsci.2016.05.005

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags