Leia este artigo em:

Efeitos da combinação de ervas, fermentadas ou não, sobre crescimento e qualidade da carne e carcaça em porcos

A suplementação com ervas frescas ou fermentadas melhora a qualidade da carne dos porcos de engorda.

4ª feira 9 Agosto 2017 (há 4 meses 9 dias)

Há vários sub-produtos de ervas e plantas medicinais que têm sido de interesse para a ciência animal por causa da sua utilização como aditivos nas rações, com o objectivo de aproveitar as suas propriedades funcionais e actividade antioxidante, imunomoduladora e anti-inflamatórias. No entanto há poucos estudos centrados nas seus efeitos sobre a carcaça e a qualidade da carne.

No presente estudo pretende-se avaliar os efeitos sobre o rendimento produtivo e da qualidade da carne da suplementação na dieta para porcos de engorda com uma combinação de ervas (granada, ginkgo biloba e alcaçuz), num estado natural (HN) ou sob a forma fermentada (HF), administrado como 0,4% da dieta basal.

Pode observar-se uma redução do consumo de ração e da espessura da gordura dorsal assim como um aumento da produção de músculo, associado à suplementação de erva na dieta independentemente da sua natureza (HN ou HF). Os níveis de IgG no soro foram maiores no grupo suplementado com HF. Surpreendentemente, tanto a ingestão de HN como de HF reduziram o extracto etéreo no lombo mas aumentou a quantidade de água. Por outro lado, o grupo HN apresentou a menor concentração de colesterol observada. A suplementação com HN e HF aumentou o ácido gordo n - 3 no lombo, com um rácio n - 6 / n - 3 menor. Tanto HN como HF reduziram significativamente os níveis de substâncias reactivas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS) como medida do estado de oxidação da carne em fresco ou após 2 e 3 semanas de armazenamento.

Em geral, a suplementação da dieta com HN e HF melhorou a qualidade da carne aumentando o nível de ácidos gordos n – 3, reduzindo o extracto etéreo e o valor de TBARS no lombo.

Ahmed, S. T., Mun, H. S., Islam, M. M., Ko, S. Y., & Yang, C. J. (2016). Effects of dietary natural and fermented herb combination on growth performance, carcass traits and meat quality in grower-finisher pigs. Meat Science, 122, 7-15. http://dx.doi.org/10.1016/j.meatsci.2016.07.016

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags