Leia este artigo em:

Uso de polpa desidratada de frutas e vegetais sobre parâmetros produtivos e qualidade de carne em porcos

A utilização de polpa de vegetais e frutas em dietas de engorda pode melhorar a qualidade da carne e o perfil lipídico dos produtos cárneos.

4ª feira 25 Outubro 2017 (há 5 meses 30 dias)

Recentemente, foi prestada atenção à presença de substâncias biologicamente activas nas rações para animais, através da inclusão de diferentes ingredientes vegetais, baseando-se nas suas propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas, antioxidantes e imunoestimulantes.

O objectivo do estudo foi determinar o efeito da suplementação dietética com polpas desidratadas de maçãs, "chokeberry” (aronia), groselha negra, morango e cenoura sobre os parâmetros produtivos e qualidade da carne em porcos de engorda. Foram utilizados 60 machos castrados seleccionados ao acaso, a partir de ninhadas de peso e idade semelhantes. Os animais foram divididos em 6 grupos (10 animais em cada) com diferentes ingredientes secos em cada grupo (maçãs secas, chokeberry, groselha negra, morangos e cenouras). A engorda foi feita em currais individuais até aos 107 ± 1,8 kg de peso vivo. Durante a engorda foram determinados o tempo de engorda, o peso corporal, o ganho médio diário, o consumo de ração e o índice de conversão (IC). Após o abate foi monitorizado o rendimento da carcaça e a qualidade da carne.

O uso de polpa desidratada de “chokeberry” teve tendência a aumentar o consumo de ração e reduzir o periodo de engorda. A polpa de cenoura aumentou a espessura da gordura dorsal. No entanto, outros parâmetros da carcaça permaneceram sem alterações. É importante destacar que a composição de ácidos gordos no músculo LL melhorou nos grupos de morango e maçã, especialmente em relação com alguns PUFA n-3, e em ambos os grupos também se reduziu o nível de colesterol. Por outro lado, o melhor estado oxidativo e conteúdo em vitamina E foi observado no uso da groselha negra. A dose aplicada dos aditivos não teve efeitos sobre as características fisico-químicas, tecnológicas e sensoriais da carne, com a excepção do sabor e cor da carne. Então, pode-se concluir que a utilização de polpa deshidratada de frutas e verduras ​​melhoram os parâmetros relacionados com a qualidade da carne e poderia influir positivamente na saúde do consumidor.

Pieszka, M., Szczurek, P., Bederska-Łojewska, D., Migdał, W., Pieszka, M., Gogol, P., & Jagusiak, W. (2017). The effect of dietary supplementation with dried fruit and vegetable pomaces on production parameters and meat quality in fattening pigs. Meat Science, 126, 1-10. http://dx.doi.org/10.1016/j.meatsci.2016.11.016

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags