Leia este artigo em:

Vacina DIVA para protecção cruzada contra Salmonella

A estirpe atenuada de S. Typhimurium BBS 866 corrige as limitações das actuais vacinas contra Salmonella.

4ª feira 26 Outubro 2016 (há 1 anos 3 meses 23 dias)

Os porcos são, frequentemente, portadores assintomáticos de Salmonella spp., uma das principais doenças bacterianas transmitidas a humanos pelos alimentos. A vacinação contra Salmonella é eficiente para proteger a saúde animal e melhorar a segurança alimentar. No entanto, com >2500 serovares de Salmonella, as vacinas actuais para suínos oferecem uma protecção cruzada limitada contra serovares heterólogos. Além disso, as vacinas existentes podem interferir com os programas de vigilância que monitorizam o status contra a Salmonella das explorações suínas.

Para superar as limitações das vacinas contra Salmonella, foi desenhada e construída uma vacina atenuada de Salmonella entérica serovar Typhimurium (BBS 866) através da eliminação de múltiplos pequenos genes reguladores de RNA (sRNA) (omrA, omrB, rybB, micA e invR) em combinação com uma mutação rfaH. Os porcos foram vacinados às 3 semanas de idade via intranasal com PBS (placebo), BBS 866 ou BBS 202 e foram expostos às 7 semanas de idade a S. Choleraesuis virulenta.

A vacinação com BBS 866 aumentou a protecção contra S. Choleraesuis ao limitar significativamente a duração da febre, a perda de peso, os níveis de INFγ circulante e o número total de porcos com septicémia por S. Choleraesuis. A vacinação com BBS 866 ou BBS 202 reduziu significativamente a colonização por S. Choleraesuis tanto de tecidos sistémicos (baço e fígado) como gastrointestinais (placas de Peyer, linfonodos ileo-cecais e cego). De um modo parecido ao que aconteceu com um estudo anterior sobre BBS 202, a estirpe vacinal BBS 866 pode ser utilizada sem comprometer a diferenciação dos animais infectados dos vacinados (DIVA).

A estirpe atenuada de S. Typhimurium BBS 866, que contém mutações em rfaH e múltiplos sRNAs, corrige as limitações das actuais vacinas contra Salmonella proporcionando uma protecção cruzada contra serovares de Salmonella em suíno sem interferir com os programas de monitorização para a vigilância de Salmonella.

Bearson BL, Bearson SM, Kich JD; A DIVA Vaccine for Cross-Protection against Salmonella; Vaccine. 2016 Jan 30. pii: S0264-410X(16)00080-3. doi: 10.1016/j.vaccine.2016.01.036. [Epub ahead of print] PMID: 26836212

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags