Leia este artigo em:

Espectroscopia de infravermelhos próxima e visível para distinguir de forma rápida a melhor qualidade da carne de porco

A Vis-NIRS pode distinguir a melhor qualidade da carne de porco segundo os factores de produção e as estratégias post-mortem, como a raça, a melhoria da humidade e o período de maturação da carne.

4ª feira 18 Maio 2016 (há 2 anos 5 meses 29 dias)

Este estudo analisou a capacidade da espectroscopia de infravermelho próximo e visível (Vis-NIRS, nas suas siglas em inglês) para distinguir a melhor qualidade da carne de porco.

Recolheram-se espectros Vis-NIR de vãos inteiros de 148 carcaças de porco utilizando um espectrómetro LabSpec®4 portátil (350-2500 nm). As análises discriminantes de mínimos quadrados parciais baseados nos espectros Vis-NIR classificaram correctamente 94, 95 e 100% das amostras de carne de porco com 2 dias e 95, 98 e 100% das amostras de carne de porco com 14 dias das raças Lacombe, Duroc e Ibérico, respectivamente. Por outra lado, a Vis-NIRS classificou correctamente 97 e 99% das amostras de carne de porco com 2 dias com humidade melhorada e sem humidade melhorada e 94 e 95% das amostras com 14 dias. Também classificou correctamente 94 e 97% das amostras com 2 e 14 dias, respectivamente. Pelo contrário, a tecnologia Vis-NIRS não conseguiu diferenciar as amostras de carne de porco com base na dieta ou no processo de arrefecimento da carcaça.

Em conclusão, a Vis-NIRS pode distinguir a melhor qualidade da carne de porco segundo os factores de produção e as estratégias post-mortem, como a raça, a melhoria da humidade e o período de maturação da carne.

N. Prieto, M. Juárez, I.L. Larsen, Ó. López-Campos, R.T. Zijlstra, J.L. Aalhus. Rapid discrimination of enhanced quality pork by visible and near infrared spectroscopy. Meat Science, Volume 110, December 2015, Pages 76–84.
doi:10.1016/j.meatsci.2015.07.006

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags