Héctor Argüello Rodríguez

Héctor Argüello Rodríguez
21PISGmcrisolleandro0504pavedsuarezLassab22

Universidade de Leão. Espanha

Licenciado em Veterinária pela Universidad de León (2007) e com doutoramento pela Universidad de León (2013) no departamento de Sanidade Animal pela tese de doutoramento "Salmonelosis porcina en España: Factores de riesgo en reproductores, estrategias de control en cebo y la importancia del sacrificio”.

Actualmente (desde Fevereiro de 2016) é investigador de pós-doutoramento Juan de la Cierva Formación no Grupo de investigação Genómica e biotecnologia Animal da Universidad de Córdoba (Espanha), onde participa no estudo da interacção agente patogénico-hospedeiro em doenças entéricas do porco, com especial interesse nos mecanismos de invasão e papel da microbiota na infecção.

Anteriormente trabalhou como investigador na Universidad de León (periodo 2007-2013) e no departamento de Segurança Alimentar do Teagasc, Irlanda (Periodo 2013-2016).

Hector Arguello trabalhou em linhas de investigação relacionadas com a patogenia, diagnóstico e controlo na exploração de doenças gastro-intestinais em porcos, assim como na avaliação de resistências antimicrobianas em agentes patogénicos tais como a Salmonella e E.coli e alternativas à antibioterapia (novos antimicrobianos, resistência genética, aditivos etc.). Membro do comité de peritos da FAO para o controlo de Salmonella em bovinoos e suínos (2015).

Curriculum actualizado: 17-Fev-2017

Artigos