Valorização da fracção celular do sangue de porco de matadouro

A fracção celular é a parte do sangue constituido pelos eritrócitos ou glóbulos vermelhos e, em menor proporção, pelos leucócitos ou glóbulos brancos e as plaquetas.
Universitat de Girona (UdG) - Institut de Tecnologia Agroalimentària. Espanha
Mónica Toldrà é Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) e Doutorada em Biologia pela Universidade de Girona (UdG). Actualmente é professora auxiliar da área de Tecnologia dos Alimentos do Departamento de Engenharia Química Agrária e Tecnologia Agro-alimentar da UdG, onde é docente nos estudos de âmbito agro-alimentar. O seu perfil docente está principalmente relacionado com matérias de tecnologias dos processos alimentar e indústrias de processamento dos alimentos.
É membro do grupo de investigação de Tecnologia Alimentar do Instituto de Tecnologia Agro-alimentar (INTEA) da UdG e da Rede de Referência em Tecnologia dos Alimentos (XaRTA) da Generalitat de Catalunya. A sua linha de investigação está centrada no campo do aproveitamento de sub-produtos da indústria de carne e do desenvolvimento de ingredientes alimentar funcionais a partir de proteínas de sangue suíno. Participou em diversos projectos de investigação e contratos de investigação e transferência de tecnologia com empresas do sector alimentar.
Curriculum actualizado: 04-Jun-2014
A fracção celular é a parte do sangue constituido pelos eritrócitos ou glóbulos vermelhos e, em menor proporção, pelos leucócitos ou glóbulos brancos e as plaquetas.
O sangue procedente dos matadouros é utilizado, desde há muito tempo, como ingrediente alimentar na preparação de alimentos.
As necessidades de proteína e o custo meio ambiental da produção de animais de carne, fazem com que não se deva desperdiçar a proteína de alto valor biológico que contém o sangue.
O rendimento em carcaça dos porcos chega a quase 70% de média, sem cabeça, rins nem gordura abdominal, enquanto nos bovinos, em igual condição, não supera 64% e outras espécies de mamíferos ficam muito abaixo.