XVIII Congresso Abraves terá painel sobre uso de Antimicrobianos na Suinicultura

Produzir carne suína com uso restrito ou até mesmo a eliminação de antimicrobianos sem perder a eficiência produtiva do plantel, mantendo a rentabilidade no campo é hoje um dos desafios mais importantes da suinocultura mundial.

4ª feira 4 Outubro 2017 (há 2 meses 14 dias)

Produzir carne suína com uso restrito ou até mesmo a eliminação de antimicrobianos sem perder a eficiência produtiva do plantel, mantendo a rentabilidade no campo é hoje um dos desafios mais importantes da suinocultura mundial. Estas discussões começaram na década de 90 e ganharam força recentemente, levando a um movimento no mundo todo contra a resistência bacteriana frente aos antibióticos, sobretudo falando das moléculas que são de uso comum na medicina veterinária e na saúde humana, explicou o médico veterinário e membro da comissão organizadora do XVIII Congresso Abraves, Carmos Triacca. “Como 4º maior produtor e 4º maior exportador de carne suína, o Brasil deverá acompanhar o que dita o mercado internacional onde está amplamente inserido. Vários países já baniram os promotores de crescimento de suas criações”, afirmou.

Ele destaca que o país ainda precisa evoluir quando se fala em uso terapêutico. “A prescrição de antimicrobianos na suinocultura é prática exclusiva do médico veterinário e é o uso prudente que está em questão”, salientou o especialista. Em função da relevância do tema, o programa científico desta edição da Abraves terá um painel inteiro dedicado ao assunto. “Vamos discutir amplamente esse assunto com especialistas que estão trabalhando com essa causa em vários países. A Abraves no papel de Associação de Veterinários especialistas em suínos tem o dever de dar total atenção a este relevante tema”.

O XVIII Congresso Abraves vai acontecer de 17 a 19 de outubro, em Goiânia e é possível fazer inscrição com desconto no site do evento (www.abraves2017.com.br) até o dia 6 de outubro. Outras informações sobre o XVIII Congresso Abraves podem ser obtidas através do site do evento (www.abraves2017.com.br), pelo telefone (62) 3241.3939 ou pelo e-mail abraves2017@gmail.com.

Programação do Painel

O Painel Antimicrobianos na Suinocultura vai começar às 8h do dia 18 de outubro, quinta-feira, com a moderação do médico veterinário Ton Kramer. As discussões serão abertas com o tema “Uso prudente de antimicrobianos na suinocultura: restrições e novas abordagens terapêuticas no cenário nacional e internacional”, encabeçado pelo médico veterinário Maurício Dutra. Na sequência, o professor da Universidad Nacional Autónoma de México e consultor Alberto Stefano. Logo depois, o consultor Glauber Machado vai debater “Influência dos sistemas de produção na redução de desafios sanitários”. Em seguida, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Gustavo Lima vai apresentar “Estratégias nutricionais no auxílio da redução do uso de antimicrobianos: Case Embrapa”. Este Painel será encerrado com uma mesa redonda de debates com os palestrantes.

Apoio

O principal encontro da suinocultura no Brasil já tem o apoio das principais empresas do setor, como o patrocínio Ouro da MSD e Hipra, o patrocínio Prata da Big Dutchman, Crystal Spring e De Heus, além do patrocínio Bronze das empresas Agroceres Multimix, APC, Biomin, Boehringer Ingelheim, Ceva, Des-Vet, Evance, Farmabase, Huvepharma, Inata, InfoporcBrasil, NutriQuest TechnoFeed, Tecnomerc, Sauvet, TopGen, Vansil e Vetoquinol e como Outros Patrocinadores das empresas APPA, Bayer, Bretanha, Choice Genetics, Hemoprot, Kemin, MCassab, Nutriad, Ordemilk, STA e Zinpro.

O XVIII Congresso Abraves tem o apoio institucional da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de Goiás (AGIGO), CRMV-GO, Embrapa Suínos e Aves, Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e FUNDEPEC/GOIÁS. Entre as mídias parceiras de divulgação do evento, estão o jornal O Presente Rural, a revista Suinocultura Industrial, a Editora 3Tres3, o Portal Suino.com, a Revista Pork e o APP Pig1000.

Serviço:

XVII Congresso Abraves
Data: 17 a 19 de outubro de 2017
Local: Centro de Convenções de Goiânia, Goiânia - GO
Informações: (62) 3241. 3939

Assessoria de Imprensa:

Márcia Midori
(19) 9 9712. 3224
E-mail: agronoticia@gmail.com

Eliana Panty
(48) 9 9980. 4920
E-mail: panty@pantyassessoria.com.br

Outubro de 2017 / Brasil / www.abraves2017.com.br

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags