Leia este artigo em:

Espanha torna-se o maior exportador de carne de porco para a China

Entre Janeiro e Julho, as exportações de carne e vísceras de suíno de Espanha para a China ascenderam a 561,4 milhões de dólares. Com estes números, a Espanha passa a ser o primeiro fornecedor de carne e vísceras de porco da China, à frente da Alemanha.

6ª feira 20 Setembro 2019 (há 24 dias)
gosto

Nos primeiros sete meses deste ano, as exportações de carne e miudezas de suíno de Espanha para a China ascenderam a 561,4 milhões de dólares (506,1 milhões de euros), de acordo com os dados das alfândegas chinesas. Isto representa mais 63% que no mesmo período do ano anterior, superando já, nestes sete meses, o total do ano 2018, quando a Espanha exportou 332,2 toneladas no valor de 487,5 milhões de euros.

Em 2018, a Espanha foi o segundo exportador, atrás da Alemanha e à frente do Brasil, Canadá e Holanda. A continuar esta tendência, a Espanha poderá fechar o ano 2019 com um valor de cerca de 1.000 milhões de dólares de exportação de carne de porco para a China.

Com estes números, a Espanha passa a ser o primeiro fornecedor de carne e vísceras de suíno da China, à frente da Alemanha, que vendeu produtos no valor de 495,5 milhões de dólares entre Janeiro e Julho de 2019.

Esta evolução das vendas é explicado, em primeiro lugar, pela descida da produção na China devido à epidemia de Peste Suína Africana que foi declarada a inícios de Agosto de 2018 e que provocou uma redução do efectivo devido aos abates obrigatórios, bem como a retracção do investimento no sector devido às incertezas que representa a evolução da doença e uma política pouco clara nas medidas de luta, sobretudo no que se refere às indemnizações por abate obrigatório.

Assim, o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China estimava na passada Primavera que o efectivo de reprodutoras tinha caído 21% e no passado mês de Agosto esta estimativa situava-se já em 27%, o que permite augurar que a recuperação da produção está ainda longe. Por outra lado, a guerra comercial com os EUA reduziu os envios desde este país. Além disso, a China proibiu totalmente as importações de carne canadiana a devido ao escândalo da falsificação de certificados sanitários, pelo que o vazio que foi aberto pela América do Norte teve que ser coberto com importações de outras procedências.

Os preços no mercado chinês tem estado a subir lentamente ao longo de toda a primeira metade deste ano, mas a subida acelerou muito no mês de Agosto. No mês de Março, os preços situavam-se em redor dos 19 RMB/Kg (2,41 euros), valor que tinha subido no início de Agosto para 25 RMB/Kg (3,17 euros) e que se situou em 36,4 RMB/Kg em finais de Agosto (4,62 euros), atingindo o nível mais alto da sua história. O Governo chinês anunciou a introdução no mercado de carne armazenada como reserva em situações de escassez, tanto de porco como de bovino e ovino e anunciou medidas para relançar a produção. O Governo também anunciou que vão arrancar novas ajudas aos produtores; vão aumentar as coberturas de seguro; vai subvencionar o uso de sémen de qualidade e que as indemnizações por abate obrigatório devido a focos de Peste vão ser pagos num prazo de três meses, em vez dos seis meses que demoravam até agora.

Quinta-Feira, 12 de Setembro de 2019/ Notícias del Exterior-MAPAMA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim de notícias sobre o sector da carne de porco

Não estás inscrito na lista

11-Out-201904-Out-201927-Set-201920-Set-2019

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui