Leia este artigo em:

IFIP desenvolve equipamento para prever a qualidade de pernas desossadas

O IFIP desenvolveu um dispositivo de visão artificial para classificar pernas desossadas ​​de acordo com a sua qualidade tecnológica: cor, pH, rendimento, etc.

5ª feira 27 Abril 2017 (há 2 anos 7 meses 8 dias)
gosto

Na venda de presuntos desossados, desde matadouros e salas de desmancha a empresas para a sua transformação em fiambre, é cada vez mais habitual a perna 5D (sem osso, sem coirato, com a gordura recortada, sem nervo, em peças) ou 6D (desmancha completa). A vantagem deste tipo de apresentação é que permite a avaliação do defeito denominado "perna desmanchada", mas apresenta a dificuldade de avaliar a qualidade da perna original já que as peças são misturadas e o pH é mais difícil de medir. Para esse efeito, o Instituto Técnico de Investigação e Desenvolvimento da Indústria Suinícola (IFIP) desenvolveu JamboFlash, um dispositivo de visão artificial (sem contacto) para classificar pernas desossadas ​de acordo com a sua qualidade tecnológica: cor, pH, rendimento, etc.

O dispositivo instala-se no tapete de transporte no final da linha de desossa e consiste numa espécie de "caixa de luz" que permite controlar as condições de luminosidade, uma câmara fotográfica protegida e vários programas para a análise e o processamento das imagens obtidas. O IFIP definiu as calibrações específicas para prever o resultado da desmancha, exsudado, pH e rendimento tecnológico.

O JamboFlash pode detectar o defeito da desmancha em 95% dos casos e o sistema, para um lote de 200 pernas por exemplo, fornece um valor médio da cor L*a*b* e prevê o valor médio do pH (com uma precisão de +/- 0,02 unidade de pH). Também prevê o rendimento tecnológico do lote (com uma exactidão de +/- 0,6%) e fornece uma ficha técnica para cada lote.

Março de 2017/ IFIP/ França.
http://ifip.asso.fr

Última hora

Reino Unido: prevenir o risco de PSA02-Jan-2018 há 1 anos 11 meses 3 dias

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim de notícias sobre o sector da carne de porco

Não estás inscrito na lista

29-Nov-201922-Nov-201915-Nov-201908-Nov-2019

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui