Leia este artigo em:

Novas estratégias para eliminar listeria de enchidos

O Departamento de Bromatologia da Universidade de Córdoba concluiu um projecto de investigação pelo qual foi possível melhorar a segurança alimentar destes produtos.

3ª feira 9 Outubro 2018 (há 10 meses 11 dias)
gosto

A bactéria Listeria monocytogenes, presente numa grande variedade de alimentos crus e processados, é causadora de listeriose, uma doença que se converteu num problema de saúde pública e que, ainda que pouco frequente em humanos, afecta principalmente a perssoas mais velhas ou com sistemas imunológicos debilitados, grávidas e recém-nascidos.

Um grupo de investigação do Departamento de Bromatologia da Universidade de Córdoba acaba de concluir que foi possível desenvolver novas estratégias para eliminar esta bactéria dod enchidos crus curados através de um projecto de investigação financiado pelo anterior Ministério da Economia e Conhecimento (MINECO).

Segundo explica pelo grupo de investigação, o objectivo principal do projecto foi aplicar estratégias à cadeia de produção que não modifiquem o processo tecnológico nem as características organolépticas do produto, por se tratar de “uma barreira comercial para a exportação de diversos enchidos espanhóis”.

Foram aplicadas tecnologias emergentes (APH-altas pressões hidrostáticas e água electrolizada) para eliminar o agente patigénico em enchidos crus curados e nas suas fontes de contaminação. Seguidamente foi feita uma avaliação quantitativa do risco de contaminação, sobrevivência e inactivação da bactéria nesses produtos de carne.

Sexta-feira, 5 de Outubro de 2018/ UCO/ Espanha.
http://www.uco.es

Artigos relacionados

Última hora

Descida na colheita de cereais da UE08-Out-2018 há 10 meses 12 dias

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim de notícias sobre o sector da carne de porco

Não estás inscrito na lista

02-Ago-201926-Jul-201919-Jul-201912-Jul-2019

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui