Leia este artigo em:

PSA no Vietname causa escassez de carne de porco

A PSA causou uma redução significativa na população de porcos do país, o principal consumidor de produtos suínos per capita no Sudeste Asiático.

3ª feira 16 Julho 2019 (há 3 meses 28 dias)
gosto

Devido à presença de Peste Suína Africana (PSA) no país, o Vietname pode ter um déficit de cerca de 500.000 toneladas de carne de porco, quase 20% da procura no período entre este mês de Julho e o início do ano 2020 , de acordo com informações publicadas pelo Viet Nam News, que cita um relatório da consultoria Ipsos Business Consulting, recolhida pelo ICEX.

A recente propagação de PSA por praticamente todo o país resultou no abate de mais de 3 milhões de porcos, de acordo com as últimas informações do Ministério da Agricultura do Vietname. A falta de stock para atender as necessidades do mercado e, acima de tudo, a preocupação instalada entre os consumidores em relação à segurança alimentar dos produtos locais também estão a aumentar a procura por produtos de marca com maior qualidade e rastreabilidade garantida, bem como as importações de carne de porco dos Estados Unidos, Canadá, Espanha, Alemanha, Polônia e França, que dispararam nos últimos quatro meses.

O Vietname é o maior consumidor de carne de porco per capita no Sudeste Asiático, com cerca de 31,3 quilos por pessoa por ano e um consumo anual total de mais de três milhões de toneladas. Graças a isso, esta república posicionou-se como o quinto maior mercado do mundo e desenvolveu uma importante indústria local. Isso cobre mais de 80% das necessidades de consumo doméstico, mas, ainda assim, oferece um produto não competitivo numa área na qual o factor determinante na decisão de compra é o preço.

Essa situação e a existência de oportunidades de negócios para empresas estrangeiras têm estimulado o crescimento das exportações espanholas nos últimos anos, o que permitiu ao nosso país posicionar-se como um dos principais fornecedores estrangeiros, com uma estreita participação de mercado próximo dos 7%.

De acordo com os dados oferecidos pelas bases de dados do ICEX, as vendas espanholas de porcos para o Vietname representaram cerca de 11,2 milhões de euros em 2018, mais de 30% acima do alcançado no ano anterior.

Os dados relativos aos primeiros quatro meses do ano em curso, sobre os quais já existem estatísticas oficiais, reflectem igualmente um aumento superior a 30%, o que é especialmente significativo no caso dos produtos agrupados na rubrica Taric como "sub-produtos comestíveis congelados ", em que o aumento das vendas em relação ao mesmo período do ano passado atingiu 60% , ao somar quase dois milhões de euros.

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019/ ICEX/ Espanha.
https://www.icex.es

Artigos relacionados

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim de notícias sobre o sector da carne de porco

Não estás inscrito na lista

08-Nov-201931-Out-201925-Out-201918-Out-2019

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui