Leia este artigo em:

Novas regras de certificação electrónica para os produtos orgânicos UE

Novas regras da UE para a introdução de um sistema de certificação electrónica para os produtos biológicos importados foram publicados pela Comissão Europeia e serão aplicadas em 6 meses.

3ª feira 25 Outubro 2016 (há 2 anos 1 meses 15 dias)

Seguindo as recomendações do Tribunal de Contas e de um pedido de Ministros dos Estados-Membros em 2011 para responder às preocupações sobre monitorização dos movimentos de produtos orgânicos e a consistência dos controlos de importação, as novas regras (Regulamento de Execução (UE) 2016/1842) visam melhorar a rastreabilidade dos produtos biológicos (aumentando assim as disposições de segurança alimentar) e reduzindo possíveis fraudes. As mudanças também se espera que reduzam a carga administrativa para os operadores e as autoridades e forneçam dados estatísticos muito mais abrangentes sobre as importações de produtos orgânicos.


Em termos práticos, as mudanças vão exigir a utilização destes certificados de importação para os (TRACES) Controle Trade & Expert System - o sistema eletrónico da UE em vigor para os movimentos de rastreio produtos alimentares em toda a UE. Acessível a toda a hora, o sistema TRACES demonstrou facilitar o comércio, permitindo que parceiros comerciais e autoridades competentes possam obter facilmente informações sobre os movimentos de suas remessas e acelerando os procedimentos administrativos, ao mesmo tempo, facilitar a rápida reacção às ameaças à saúde, traçando movimentos de remessas e facilitando a gestão de risco de remessas rejeitadas.

Após a entrada em vigor em 19 de Abril de 2017, as regras prevêem um período de transição de 6 meses durante o qual tanto papel como e-certificação serão usados. A partir de 19 de Outubro de 2017 as importações orgânicos serão cobertos apenas por e-certificação.

Quarta-feira, 19 de Outubro de 2016 / http://ec.europa.eu/agriculture/newsroom/302_en.htm

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

Última hora

Um boletim de notícias sobre o sector da carne de porco

Não estás inscrito na lista

07-Dez-201830-Nov-201823-Nov-201816-Nov-2018

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui