Leia este artigo em:

UE: Previsões para as exportações de carne de porco em 2019

Espera-se que as exportações de carne de porco continuem a aumentar em 2019. As exportações de carne de porco estão a ser impulsionadas, especialmente, pela demanda chinesa, enquanto que a produção se estabilizará. Estas são algumas das principais conclusões do último relatório de perspectivas a curto prazo para os mercados agrícolas da UE.

6ª feira 12 Julho 2019 (há 2 meses 10 dias)
gosto

A procura de carne de porco deveria levar a um aumento de 12% das exportações da UE em 2019. Este crescimento na procura provém, especialmente, da China devido à propagação da Peste Suína Africana no país. Não obstante, a produção irá manter-se estável para o mesmo período, devido à redução do efectivo de reprodutoras e das restrições ambientais. Em 2020, espera-se que a produção da UE cresça cerca de 1,4%.

O aumento das exportações em 2019, impulsionado pelo aumento da procura chinesa

A propagação da Peste Suína Africana (PSA) na China criou uma brecha entre os níveis de produção e consumo que não se pode compensar com as importações a curto prazo. Os peritos estimam uma redução de 20 a 35% da produção chinesa em 2019, o que representará que o comércio mundial actual de carne de porco vá para o dobro. A PSA também se está a disseminar por outros países asiáticos, como o Vietname e o Cambodja. Portanto, os consumidores deverão desviar parte do seu consumo de carne de porco para outros produtos. Isto deverá dar lugar a uma maior procura de outras proteínas, especialmente carne de aves de capoeira. Nos primeiros 4 meses de 2019, as exportações de carne de porco da UE para a China cresceram 37% num ano (para 43% das exportações totais), impulsionadas pelo aumento das exportações de carne (+ 60%). Do mesmo modo, os envios para o Vietname quase duplicaram, para uma participação de 2%. As exportações totais de carne de porco da UE, no período, aumentaram 17% (+ 6% para miudezas). Para finais de 2019, espera-se que as exportações de carne de porco da UE estejam 12% acima das do ano passado, apoiadas pela demanda chinesa mas restringidas por uma oferta limitada. O crescimento das exportações deverá continuar a uma taxa similar em 2020.

A demanda da exportação irá reflectir-se no crescimento da produção apenas em 2020

As declarações de existências de suínos em Dezembro de 2018 mostrou uma redução de 3% no efectivo de reprodutoras da UE, o que limita o desenvolvimento da produção da UE apesar da crescente procura mundial e do aumento dos preços. Como resultado desta redução, no primeiro trimestre de 2019, a produção de carne de porco da UE caiu 0,7% interanual. Entre os principais produtores da UE, apenas a Espanha aumentou a produção alentada pelo aumento das exportações. Pelo contrário, a produção reduziu-se significativamente na Alemanha, nos Países Baixos e na Polónia. Para finais do ano, espera-se que o fornecimento de carne de porco da UE se mantenha estável. Em 2020, à medida que se restaure a capacidade de produção da UE, a produção deveria crescer moderadamente (cerca de 1,4%) apesar dos altos preços, limitada por outros factores, como as regulamentações ambientais e as preocupações sociais. Os preços aumentaram consideravelmente desde meados de Março, tanto na carne de porco como nos leitões, impulsionados ​pelo aumento das exportações chinesas, que atingiram os níveis elevados de 2017. Espera-se que o consumo aparente per capita diminua 0,5 kg em 2019 (para 32,1 kg) já que os preços elevados irão favorecer outro tipo de carnes, particularmente a de frango.

Quinta-Feira, 4 de Julho de 2019/ DG Agriculture/ União Europeia.
https://ec.europa.eu

ver mais artigos relacionados com o artigo

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim de notícias sobre o sector da carne de porco

Não estás inscrito na lista

20-Set-201913-Set-201906-Set-201902-Ago-2019

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui